quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PRIMEIRA REUNIÃO COM PROFESSORES

Na tarde do dia 01 de outubro, foi realizada na biblioteca da escola uma reunião de pauta com os professores interessados e participantes do projeto, com o objetivo de conhecer mais sobre o "Projeto Minha Terra" e também formar a equipe que irá realizar, juntamente com os alunos, o documentário para o Portal Educarede. Após a explanação da importância do projeto e da alegria que a escola teve em receber o convite para o documentário forma traçadas as metas e roteiro de atividades. Muito trabalho há pela frente.
Viviane Barth Meazza, diretora

JOMAC É NOTÍCIA...


Alunos do EEEB Dr. José Maria de Castro participam da oficina usando roupas típicas do RS/ Foto: Marjore Nunes

Transcrevemos abaixo, notícia divulgada no Portal EDUCAREDE:

Cultura local marca oficina de documentário em cidade do Rio Grande do Sul

Vitor Graeff, no Rio Grande do Sul, foi a segunda cidade no roteiro das oficinas de documentário ministradas por Márcia Coutinho, da equipe EducaRede. Nos dias 18 e 19 de setembro os alunos de ensino médio e EJA da EEEB Dr. José Maria de Castro participaram da oficina, que foi um sucesso.

"Essa escola teve uma participação muito intensa no projeto Minha Terra, e fomos conhecer os resultados das atividades", explicou Márcia, que está coordenando um documentário sobre o projeto e seus participantes da edição 2008.

Além dos alunos, a oficina também contou com a presença da diretora da escola, Viviane Barth Meazza; representante da coordenadora da 39ª Coordenadoria de Educação, Lisete Leiria Jarre; da coordenadora da Central de Apoio Tecnológico à Educação, Zélia Carmen Guglielmi de Souza; Marjore Nunes, também da Central de Apoio Tecnológico à Educação;e da coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Carazinho, Almira de Arruda Birk.

"A experiência de conhecer uma cultura com tradições tão fortes também foi muito interessante. Chegamos na cidade no meio das comemorações da Revolução Farroupilha e por conta disso muitos alunos participantes da oficina na parte da manhã vestiam roupas típicas", conta Márcia, que acrescenta: "Nossa recepção foi muito acolhedora. Conhecemos até algumas comidas típicas, como cuca com lingüiça."

A primeira oficina de documentário foi realizada no EE Brasílio Machado, em São Paulo, e a próxima acontece na semana que vem, no estado do Ceará. O dia e local ainda serão definidos.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Biblioteca recebe livro sobre imigração alemã


Foi entregue na manhã de hoje, dia 29 de setembro, o livro “Imigração Alemã no Rio Grande do Sul – Recortes”. O livro, numa publicação da Oikos Editora e Unisinos, retrata por imagens e textos a saga dos imigrantes no nosso estado e servirá para de fundamentação teórica para um grupo de alunas concluintes, que a partir dos estudos de Sociologia, realizados em sala-de-aula, com o professor Ireno Jacobsen, buscaram mais conhecimentos e informações e hoje participam do Projeto Minha Terra, mostrando a tradicional cultura alemã. (Edição: Esmael)