quinta-feira, 16 de junho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE AS FESTAS JUNINAS

É assim que chamamos no Brasil as festas comemoradas no mês de junho em homenagem a três Santos Cristãos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).
A influência portuguesa em nossa cultura, provavelmente é a razão pela qual comemoramos as datas desses Santos católicos. Porém, tal comemoração também deve ter sido influenciada por antigos povos como os celtas, os grego- romanos que praticavam rituais com fogueiras e festejos para homenagear os deuses da colheita, já que a época de junho nos países do hemisfério norte é o início do verão, época propícia para o plantio.
Esse mês é marcado por festas típicas, comidas deliciosas e muita dança.
Costumamos montar um arraial, que é uma aldeia (temporária, pois só existe durante as comemorações), com barracas de comidas típicas do nosso país, brincadeiras, jogos, dança e muita diversão. Arraial que se preze tem fogueira, bandeirinhas para decoração, quadrilhas, baião, forró, e gente vestida de caipira (um jeito estilizado de mostrar o homem da roça) , casamento na roça e mais.
Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado) e com a festa em si.
As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI. Tais comemorações sofreram muitas adaptações desde o seu início no nosso país.
As festas juninas nos fazem viver intensamente nosso folclore, a nossa cultura. Nessas festas temos a influência de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspirados na corte européia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Dos africanos danças, comidas. É difícil separar as influências que sofremos pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições.
As comemorações apresentam diversas características de acordo coma região do país.

Os Santos Padroeiros das festas:

Santo Antônio- conhecido como santo casamenteiro, santo que protege e preserva o amor e também um santo que encontra coisas.

São João- um dos santos mais populares. Considerado santo protetor das mulheres grávidas.
Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz.

São Pedro- foi pescador e apostolo de Jesus. É conhecido como santo dos pescadores, guardião das chuvas e “porteiro do céu”.
As fogueiras fazem parte da tradição das festas juninas. O fogo é tido como símbolo de purificação desde a antigüidade. Cada festa porém, tem a sua fogueira especial.
Na festa de Santo Antônio a fogueira deve ter uma base quadrada , é também conhecida como chiqueirinho.
Na festa de São João a fogueira deve ter uma base redonda, fazendo a fogueira ser cônica, em formato de pirâmide.
A fogueira da festa de São Pedro deve ter a base triangular e deve ser triangular.
FONTE:http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=8

VIAGEM DE ESTUDOS DAS 3ªSÉRIES DO EM

No dia 13 de junho os alunos da 3ª série do Ensino Médio da manhã e da noite foram fazer uma viagem de estudos na Faculdade de Filosofia acompanhados pela professora Franciele S. de Carvalho e pela coordenadora pedagógica Lizandra S. Godoi. Os alunos tiveram uma palestra com o professor Luís Francisco Fianço Dias e descreveu o início e a trajetória da Filosofia e explicou o sentido da filosofia para a humanidade. Entendeu-se que a filosofia está presente no nosso cotidiano no momento que ocorre o diálogo e a reflexão, o respeito ao outro e o que ele tem a dizer, o questionamento, a crítica racional, é também uma tentativa de lidar com as transformações e o que acontece no mundo.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ENCONTRO DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

No dia 28/05 realizou-se o 4º Encontro do Programa "A União Faz a Vida" na EMEF Leonel de Moura Brizola com os professores da rede Municipal e Estadual de Ensino ministrado pelas professoras da ULBRA, Srª Rosa Neuwald (grupo da Ed. Infantil) e Eloisa de Ávila Pauletto(Ensino Fundamental e Médio)com a temática: A importância do Currículo na formação cidadã. A elaboração de Mapas Conceituais mostrou formas de colocar em prática o currículo informal do aluno.
O próximo encontro será em Não Me Toque no Seminário Regional.

ENCERRAMENTO DO CURSO LINUX

No 07/06 encerrou o curso realizado pelo NTE(Núcleo de Tecnologia Educacional) de Carazinho. O curso teve duração de 40 horas, como conteúdo programático do Programa Linux e foi realizado por professores da rede municipal e estadual de ensino do município. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo procurou parceria para a oferta deste curso aos professores, com objetivo de aprefeiçoar o reconhecimento e uso do sistema Linux com os alunos.
Parabenizamos as professoras Angela Clarice Salvadori Paludo, Liara Maria Wentz, Lizandra Sbruzzi Godoi, Marceli Rodrigues e Stela Maris De Negri, da nossa escola que buscaram mais esse curso de qualificação na área das tecnologias educacionais.
Agradecemos as professoras Almira e Andreia que ministraram o curso pelo seu empenho durante as aulas. O encerramento do curso aconteceu no Restaurante Savadinsky, com um delicioso rodízio de pizza.