sábado, 7 de setembro de 2013

PROJETO DOS JARDINS

A aluna LILIANE POSSA, recebeu, em nome da escola, uma caixa de flores para dar inicio ao Projeto Embelezando seu Jardim.

DIA SETE DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Hoje, aconteceu no Ginásio de Esportes POLIVAR de Victor Graeff as homenagens ao dia da Pátria.
Nossa escola apresentou o Projeto "MANIFESTO 2013", organizado pela professora Larissa Koch e pelos alunos da 8ª série.

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

Os anos iniciais fazem lindas apresentações  para homenagear o aniversário da Escola.  Poesia e muita música para alegrar esse dia. E como não poderia faltar... o Parabéns!





sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SEMANA DA PÁTRIA

No início da semana, os alunos do 6º ano e 6ª série fizeram sua homenagem a Pátria, realizando uma declamação da Letra do Hino Nacional Brasileiro.
Parabéns aos alunos e as professoras Angela Schneider e Monica Koeche.


ANIVERSÁRIO DA ESCOLA


Hoje nossa Escola completa 69 anos. São 69 anos de trabalho, estudo e formação de pessoas e cidadãos. Nossa Escola nasceu em 1944, como Grupo Escolar Rural de Cochinho. Com o tempo, tempo que passa e forma, transforma e constrói, nossa Escola recebeu a mudança e a evolução. Foi Grupo Escolar de Victor Graeff, depois Escola Estadual de 1º Grau Dr. José Maria de Castro, mais tarde Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dr. José Maria de Castro e hoje é Escola Estadual de Educação Básica Dr. José Maria de Castro, conhecida por todos nós como Escola JOMAC.
Ao longo de sua história, muitas datas foram marcantes e especiais. Mas uma foi muito maior. 6 de Setembro. Neste dia, em 1976, foi prestada uma homenagem a um grande professor: Dr. José Maria de Castro. O Professor José Maria trabalhou de graça, sem receber salário, com muito empenho e dedicação na formação de alunos e cidadãos e que havia falecido tragicamente em um acidente de avião. Assim em 6 de Setembro de 1976 a nossa Escola recebeu o nome de Dr. José Maria de Castro, JOMAC para todos nós. Por isso hoje, 6 de Setembro é o Dia de nossa Escola. Uma Escola que nasceu em 1944, evoluiu, formou pessoas, profissionais. Por ela passaram grandes mestres e teve excelentes alunos. Hoje prestamos a nossa homenagem.
Lembraremos para sempre este dia, 6 de Setembro. Carregamos em nosso coração, o carinho, o trabalho e a dedicação de seus Professores. Também lembraremos sempre a atuação e o aprendizado de seus alunos. Escola JOMAC somos Nós. Temos orgulhos de fazer parte dessa história  e queremos sempre vê-la cada vez maior. (Prof. Carlos)




quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SEMANA DA PÁTRIA





      
         Pátria é o PAÍS que nascemos! BRASIL é a nossa Pátria.  ser patriota é amar e respeitar esse País.  Como amamos nossa família, berço de cada um de nós, precisamos ter o mesmo amor e respeito  pelo País que nascemos e que vivemos.
      
          Assim como temos o dia do nosso nascimento, que festejamos com bolo e festa, nossa Pátria tem o seu dia: 7 de Setembro. Foi neste dia, em 1822, que D.Pedro I, atendendo pedido de muitos brasileiros, proclamou a Independência do Brasil, iniciando assim uma nova história, um novo momento, a vida de nossa Pátria BRASIL.
       
          D Pedro I, nosso primeiro governante, foi um líder que buscou o melhor pela Pátria brasileira. Antes dele, tivemos  outros como Pedro Alvarez Cabral, Zumbí e Tiradentes.  Depois dele muitos outros: Frei Caneca, D Pedro II, Bento Gonçalves, Deodoro da Fonseca, Antonio Conselheiro, Getúlio Vargas, Olga Benário, João Goulart, Lula, e hoje, Dilma Roussef.  Todos lutaram pela Pátria e buscaram o melhor.
       
          Hoje , nesse momento, quando iniciamos as comemorações de nossa Pátria, voltamos o nosso  pensamento para cada um de nós.  A Pátria hoje, somos NÓS.  A Pátria hoje é o resultado do que NÓS fizemos.  Queremos ela melhor? Vamos em busca desse objetivo.

Pátria Brasileira!    Te queremos cada vez melhor!

Fonte: Professor Carlos Eduardo Fischer

SEMANA DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA JOMAC







            Durante esta semana estão acontecendo, na escola, homenagens a Semana da Pátria e a Semana de aniversário da Escola Jomac. 
              Nossa escola estará completando 69 anos... temos muito orgulho de fazermos parte dessa história, assim como inúmeros victorenses que passaram por ela como estudantes e agora com seus filhos. 
                No dia 04, os alunos da 3ª série do Ensino Médio fizeram uma linda homenagem a Pátria e a Escola resgatando a vinda dos imigrantes alemães a Victor Graeff. Diante disso, queremos fazer um agradecimento e um resgate  do grande apoio que temos do Consulado da   Alemanha em nossa escola:
        A história da Escola Estadual de Educação Básica Dr. José Maria de Castro teve vários momentos de vínculo e integração com o Consulado da Alemanha. Apesar de ser uma escola pública (estadual) da Região Sul do Brasil tem contado com o  apoio de órgão oficiais do governo da Alemanha. E este longo período de  estreitos vínculos com a Alemanha, realizou especialmente através do Consulado Geral da Alemanha no RS e do Instituto Goethe. Inicialmente na década de 1990, em que não se tem precisão do ano, numa atividade cívica de 7 de setembro, enfatizamos a cultura alemã. Tivemos, na ocasião, o apoio do Consulado na concessão do empréstimo de alguns materiais.
 No decorrer dos anos seguintes, podemos relatar as seguintes atividades que envolveram a Alemanha:
- Visita de 3 Cônsules, em 4 momentos, entre 2006 e 2010.
- Projeto da Escola apoio pelo governo da Alemanha, ampliando atualizando o Laboratório de Informática em 2007.
  - Doação de 2 cadeiras giratórias, com encosto, atualmente em uso pela diretora e pelo assistente financeiro administrativo.
  -  Revista Deustchland, que ainda recebemos.
  - Recebimento de 3 CPUs.
  - Recebimento do conjunto de microfones wi-fi (sem fio) através de um projeto de uma empresa Alemã.
Agradecemos muito o apoio do Consulado e esperamos estreitar cada vez mais esse vínculo.