sexta-feira, 8 de outubro de 2010

15 de outubro - Dia do Professor

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.


A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.


Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Fonte: Revista do professor de Matemática 36, 1988


orkut recados

Confira mais recados para Dia do Professor



Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Algumas considerações sobre essa data:

A devoção à santa vem de longa data. Mais precisamente em 12 de outubro de 1717. Aconteceu no Rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.
Fonte de pesquisa:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-de-nossa-senhora-aparecida-4.php


Recados Para Orkut

Lindas Mensagens de Dia de Nossa Senhora Aparecida para seus melhores Amigos

DIA DAS CRIANÇAS


recados para orkut

Mostre sua consideração enviando de volta um recado de Dia das Crianças!

PIQUENIQUE JOMAC

Tradicionalmente a escola promove uma piquenique para comemorar a passagem do dia das crianças e ao mesmo tempo reunir todos os educandos da Escola. É um dia de confraternização, brincadeiras, jogos e bate-papos. Esse ano o piquenique será no campo do União - Posse Müller, no dia 15 de outubro, durante o dia. Todos os alunos estão convidados, basta organizar o seu grupo de afinidades, preparar o lanche e o almoço e aproveitar o dia. Os familiares também são convidados a participarem dessa confraternização.
Haverá transporte para os alunos até o campo do União e para o retorno à tarde.

o Seminário “ECA – 20 anos de História, Conquistas e Desafios”

Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente de Victor Graeff, Tio Hugo e Não Me Toque realizaram com apoio das Administrações Municipais dos respectivos Municípios e do Ministério Público o Seminário “ECA – 20 anos de História, Conquistas e Desafios”. O evento aconteceu no dia 04 de outubro, à tarde, no Auditório do Parque da Expodireto em Não Me Toque, com a participação de Professores, Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e Comunidade em geral. No primeiro momento foi proferida uma Palestra pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público do RS Dra. Maria Ignez Franco dos Santos, que falou aos presentes sobre a trajetória do ECA nos 20 anos, os avanços, retrocessos e desafios. No segundo momento o Professor Pedrinho Guareschi proferiu uma Palestra sobre o Fenômeno do Bullying, as relações sociais que causa nas Escolas.
Os professores da JOMAC estiveram participando desse Seminário, pois além do convite recebido, através do Ministério Público, é de suma importância a atualização, além de ser uma oportunidade de se conhecer melhor sobre os temas acima abordados.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO






Oiê!!!!!!

Também tirei algumas fotos no dia da Galinhada de Tacho.
Como fui eu quem pediu os trabalhos, as explicações são as seguintes:
A maquete foi elaborada por um grupo da 8ª série para a valorização da nossa escola.
A foto 144 foi trabalho da 5ª série valorizando o Hino da Escola.
As fotos 146/7 são das apresentações no auditório à respeito do histórico da JOMAC, apresentados pela 7ª e 8ª séries, e também da 6ª série sobre a bandeira da JOMAC.

As fotos com a diretora são dos ganhadores das camisetas do Grêmio e do Inter, caso a foto da escola não tenha saído boa!


Para resumir, os alunos valorizaram cada pedacinho da escola, desde seu início até hoje (maquete), incluindo a Bandeira e o Hino.
Parabéns para eles que desenvolveram essa tarefa de maneira responsável e bonita.

Profª Ingrid (Ensino Religioso - 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries)

Beijos!!!!!

ATITUDE SOLIDÁRIA


Durante a Semana Farroupilha os alunos da Escola foram mobilizados para arrecadarem donativos para serem entregues à CASA GERIÁTRICA de Victor Graeff. Durante o almoço da Galinhada de Tacho, em comemoração aos 66 anos de aniversário da Escola, foi entregue a Marisa Schaeffer os donativos recolhidos a fim de auxiliar essa casa tão bem vinda em Victor Graeff.