quinta-feira, 26 de agosto de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Escrevendo o Futuro

Alunos da 8ª série EF e da 1ª série do EM participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa. As professoras Rejane T. S. Haag e Daiane Neuls trabalharam com as respectivas turmas memórias literárias e crônicas. Após a realização dos textos feitos pelos alunos foi selecionado um trabalho por categoria a nível de Escola:
Memórias Literárias: Lerissa Kunzler - 8ªs.
Crônicas: Daniel Ludwig - 1ªs.B

Após a etapa Escolar, os textos selecionados foram encaminhados para a Comissão Municipal, que também fez a seleção de um trabalho por categoria. Foram selecionados e enviados para a Comissão Estadual da olimpíada o trabalho dos seguintes alunos:
* Categoria Memórias Literárias: Liliane Possa - EMEF Leonel de Moura Brizola
* Categoria Crônica: Daniel Ludwig - EEB Dr. José Mª de Castro
Queremos parabenizar o trabalho realizado pelos alunos, com o apoio das professoras e em especial ao aluno DANIEL LUDWIG que está classificado para a próxima etapa.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CAMPANHA ANTIBULLYING



Preocupados com o Bullying na escola e a seriedade deste problema, a Supervisão Escolar , está fazendo um trabalho com todos os alunos da JOMAC. Esse trabalho foi inciiado nos dias 19 e 20 de agosto, nos turnos da manhã e noite e nos dias 24 e 26 com as turmas dos anos e séries iniciais. A professora Lizandra Godoi trabalhou com todos os alunos divulgando a Lei nº 13.474 de 28 de junho de 2010, sancionada e promulgada pela Governadora do Estado. A referida Lei dispõe sobre o combate da prática de "bullying", por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Após a leitura e explicação da Lei, os alunos assinaram uma Ata com a finalidade de assumir o conhecimento da referida Lei e suas implicações.
Esse trabalho teve o objetivo de reduzir e evitar a prática de "Bullying" em âmbito escolar, promovendo a cidadania e o respeito aos demais, além do conhecimento sobre esse fenômeno, identificando concretamente a incidência e a natureza das práticas de "bullying".

Para relembrar...

Considera-se Bullying:
Atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. São exemplos de "bullying": ameaças e agressões verbais ou físicas como chutar, bater, socar;furto, roubo, vandalismo, destruição de bens alheios;extorsão; insultos e apelidos constrangedores; comentários racistas, exclusão e isolamento proposital do outro; envio de mensagens, fotos ou vídeos por meio do computador, celular , bem como postagem em blogs ou sites de conteúdo que resulte em exposição física e/ ou psicológica.

Direção preocupada com o rendimento escolar

A diretora, professora Monica, após o reinício das aulas deste 2º semestre iniciou um trabalho com todos os alunos que obtiveram nota abaixo da média no 1º Trimestre. Neste primeiro momento, a diretora está tendo um diálogo com a aluno, a fim de que o mesmo se conscientize da necessidade de uma maior dedicação ao estudo para recuperar as notas insuficientes ainda neste 2º Trimestre. Este diálogo está sendo registrado em ata individual e própria. Após o término no 2º Trimestre e depois da realização do Conselho de Classe, os alunos que ainda estiverem com notas abaixo da média, serão chamados, juntamente com seus pais ou responsável, para que escola e família possam realizar um trabalho em conjunto afim de que o educando possa obter melhor rendimento e consequentemente a aprovação escolar.

Projeto: CONHECER PARA PODER ESCOLHER







No dia 20 de agosto, esteve na escola o advogado e ex aluno JOMAC, Dr. GUSTAVO WENTZ para dialogar com os alunos do Ensino Médio Diurno e Noturno. Gustavo estudou em nossa escola desde a pré-escola e cursou sua graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo.
Há 2 anos exerce a função como Advogado, sendo que desde o 3º semestre de Faculdade ele trabalha como estagiário no mesmo escritório de advocacia em que está atuando hoje.

Gustavo falou de sua escolha profissional e de seu início de carreira. Relatou que a faculdade de Direito exige muito do aluno, pois são 5 anos de muito estudo e dedicação, exigindo postura, conduta moral e conhecimento. Além de trabalhar como advogado, a faculdade abre um grande campo profissional, pois prepara o aluno para vários concursos públicos.



Nossa escola sente-se orgulhosa e agradece a presença desse grande profissional.

Comemoração para os Pais











Na noite do dia 20 de agosto, os pais dos alunos da Escola JOMAC foram homenageados pelos alunos dos anos e séries iniciais. As apresentações foram belíssimas e emocionaram os pais que estavam presentes. Após as apresentações eles receberam uma lembrança confeccionada pelo(a) seu (a) filho(a).
Além de parabenizar os alunos pelas apresentações, queremos agradecer o empenho e dedicação das professoras Liara, Elenir, Eliane e Catiúscia.

CRONOGRAMA DA ORDEM DAS APRESENTAÇÕES

1)4ª série
Música: Meu pai.
Músicas: Sinais.
Música

2)3º ano
Música: Super Herói
Fala: ABC do papai.
Música: Cuida de mim

3)2º ano
Música: Pai eu gosto de você.
Versos com fundo musical.
Música.
Declaração de amor ao pai.

4)1º ano
Formação do coração.
Música: Meu paizão.
Jogral.
Música:Eu adoro meu papaizinho
Música: O Barulho da chavinha.
TODOS:
Música: Meteoro