quarta-feira, 30 de março de 2011

ENCONTRO DE LÍDERES PARA SÉRIES FINAIS EF


No dia 29/03, realizou-se em nossa Escola o 1º Encontro de Líderes/2011 que este ano teve a participação de todos os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. A palestra foi ministrada pela professora Sonia Nicolodi(ULBRA), através do Programa A União Faz a Vida e teve como tema: O cotidiano na escola: reVENDO este espaço,sob o olhar dos educandos empreendedores de ideias. O objetivo do encontro foi despertar no educando a capacidade de ter ideias empreendedoras na equipe, com igualdade, convivência, cooperação e colaboração mútua. Através da história: "Nicolau- tinha uma ideia" fez-se perceber a importância da escola como espaço para "TER IDEIAS" e seu significado para a vida das pessoas. Em seguida cada equipe (série) construiu, usando materiais alternativos (caixa, canetões, papel pardo, crepom, cola, tesoura), uma escola, deu um nome a ela e escolheu três palavras chaves para nortear a sua escola.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Campanha Anti Bullying

Dentro do trabalho de Ensino Religioso, as turmas da 8ª e 7ª série produziram textos sobre esse tema. Vamos conhecer alguns deles:
Bullying
Bullying é a palavra certa do que está acontecendo em nossas vidas. Não há mais lugar, nem hora para isso acontecer, simplismente tomou conta da cabeça dos jovens. Não há mais respeito entre as pessoas, nem sequer consideração. Por mais que nós não percebemos, por um simples ato estamos comentendo bullying, coisa que pode prejudicar a vida de uma pessoa por um ato imbecil. Isso realmente é uma doença, ou prazer em incomodar alguém.
Está na hora dos jovens começarem a perceber que não está fazendo mal a outra pessoa, mas a si mesmo, porque um dia ele vai ter que arcar com as consequencias de seu prazer. Por mais que um jovem tem esse porblema, sempre terá um aspecto positivo que pode ajudar em sua convivência com o grupo. Basta querer!
Catherine Luiza Appelt - 8ª série

O bullying é todos os tipos de agressões, seja ela física, verbal, moral. O bullying existe desde que existe escola. Muitas vezes a pessoa vítima de bullying fica tão nervosa, estressada, que agride o agressor e os papéis se invertem, o agressor vira vítima e a vítima agressor.
Várias pessoas são vítimas de bullying sem saber, por isso é importante as pessoas terem informação. Mas eu acho que apenas com o respeito, compreensão as pessoas se entenderiam melhor e o bullying poderia deixar de existir.
Germano Lasch - 8ª série

O bullying mesmo sem querer está na nossa vida, na escola, nas ruas em um simples deboxe do colega, mas tem pessoas que passam do ponto da brincadeira e partem para a agressão física ou moral da pessoa.
O bullying é uma palavra que significa um ato de ação violenta. Ele começa ek um simples olhar, uma intriga boba porque não emprestou o corretivo. mas o bullying não é só um ato, é uma palavra que pode agredir o colega (palavrões) ou até mesmo uma simples isolação.
Mas graças que hoje o Bullying pode ser meio detido, pois quem se sente agredido pode recorrer a justiça e receber uma grande indenização em dinheiro de que agridiu, seja fisicamente ou moralmente.
Susan - 7ª série

Bullying é um problema que afeta a todos e a pessoa afetada se sente discriminada perante a sociedade e também perde a alegria de brincar, estudar e conversar.
As formas de bullying são: agressão física, verbal, moral ou psicológica. Também existe o cyberbullyin que é praticado por meio de redes sociais na internet.
Patrick - 7ª série

DIGA NÃO AO BULLYING: CULTIVE A PAZ

Durante as primeiras aulas de Ensino Religioso, foi trabalhado sobre o Bullying e o Cyberbullying que é comum acontecer na Escola e que agora com o acesso crescente do uso na internet, está aumentando cada vez mais bullying através dos sites de relacionamento, o chamado Cyberbullying. Como tarefa importante na escola, esse assunto foi explorado, trabalhado e discutido nas aulas de Ensino Religioso da Professora Lizandra. Cada série realizou um trabalho no final, após o assunto ter sido amplamente discutido. O Ensino Médio, fez leituras diversas e apresentou ao grande grupo. A 8ª e 7ªsérie produziram textos e a 6ª e 5ª série elaboraram acrósticos. No passar dos dias, serão postados os textos da 7ª e 8ª série.
Abaixo estão os acrósticos elaborados pela 5ª e 6ª série, com o título: Diga NÂO ao Bullying: Cultive a PAZ:

REUNIÕES COM PAIS DOS ANOS INICIAIS

Iniciou na semana passada, a primeira reunião de pais com as professoras dos alunos dos anos inciais. Na 4ª feira, dia 23 aconteceu a reunião com os pais da turma do 1º ano, da professora Liara Maria Wentz e na 5ª feira, dia 24 a reunião foi com os pais dos alunos do 4º Ano, da professora Catiúscia Alflen. Acompanharam a reunião a Diretora Monica, a vice-diretora da tarde, professora Rejane e a supervisora escolar, professora Lizandra.
Nas reuniões foram tratados assuntos gerais, apresentação da professora, metodologia de trabalho, projeto de Leitura em Família e Blog da Escola.
No dia 28 acontecerá a reunião do 3º Ano e na 5ª feira, dia 31 a reunião do 2º Ano.

SÃO LOURENÇO DO SUL

A nossa região se solidarizou com os problemas enfrentados pelo município de São Lourenço do Sul e região devido as enchentes. Colaboraram com a Brigada Militar os municípios de Passo Fundo, Carazinho, Não Me Toque, Marau, Erechim e VICTOR GRAEFF. Aproximadamente 1.900 litros de água e 4 toneladas de material de higiene, limpeza e alimentos foram doados, entre outras coisas. Para essa campanha, os alunos da escola também contribuiram muito com suas doações. Agradecemos a todos mais esse gesto de solidariedade humana.