sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA JOMAC

   No dia 06/09/2014 não poderíamos deixar de comemorar os 70 anos da Escola JOMAC. O painel de fotos no saguão proporcionou aos estudantes, professores, funcionários e pais que ali chegavam,  a oportunidade de relembrar momentos da História da Escola JOMAC.  O "Parabéns a Você" foi cantado com muito entusiamo pois a cada dia mais reafirmamos o trabalho sério e competente de todos envolvidos nesta escola e por todos que por aqui passaram.  JOMAC em nossos corações. Parabéns pelos 70 anos de qualidade na Educação.


SEMANA DA PÁTRIA

Imagens da semana, no momento do Hino Nacional Brasileiro, Hino à Bandeira  e Hino da JOMAC, prestigiado por todos os alunos da escola. No dia 05/09/2014 os alunos dos Anos Iniciais fizeram o arriamento das Bandeiras no Palco da Praça.





quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HINO DA JOMAC

HINO DA JOMAC....

A ORIGEM DO NOSSO HINO

Os meninos victorenses, os meninos cantores, alunos da Escola JOMAC, Elton e Ivan Ávila compuseram o seu Hino.. O Hino foi escolhido através de um concurso público em 1992. O Hino tem a melodia e a beleza dos grandes hinos brasileiros. Na letra, os compositores apresentam a história, os momentos importantes, os objetivos e o sentimento dos alunos e professores com sua Escola.  Quando estava no auge de sua carreira musical, fazendo grande sucesso com a dupla Miltinho e Michel, a morte trágica de Ivan Ávila, o Michel, deixou uma profunda saudade entre professores, colegas, amigos e comunidade. Hoje, toda vez que o hino é entoado a lembrança do Michel brota na mente dos estudantes e professores.

JOMAC 70 ANOS... PARABÉNS!!!

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA...

A Escola JOMAC está completando 70 anos, no dia 06 de setembro. Durante todos estes anos a Escola construiu uma base educacional muito forte que a coloca como destaque na região. Muitos de seus alunos ocupam atualmente postos importantes em vários setores públicos do Estado e do País.
            Foi em 1944, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, que nasceu nossa Escola JOMAC. Na época chamava-se Grupo Escolar Rural de Cochinho, já que nosso município ainda era Distrito, primeiramente de Carazinho e depois de Não Me Toque. As atividades escolares, no entanto, iniciaram em 23 de abril de 1945, com as quatro séries iniciais. O local de funcionamento parece predestinado, pois estava localizado onde hoje está o Altar da Pátria. Seu prédio serviu de Prefeitura e hoje, reconstruído em novo local, abriga o Museu Municipal que reúne fatos e feitos de nossa História.
            Em 23 de outubro de 1965 nascia o município de Victor Graeff e o prédio de nossa Escola serviu para abrigar a Prefeitura. Para isso uma nova escola foi construída em seu atual endereço. A partir destes acontecimentos o Grupo Escolar Rural de Cochinho mudava de nome e passava a chamar-se de Grupo Escolar de Victor Graeff. No ano de 1974, completava a organização do Primeiro Grau, com a implantação da 8ª série. Neste período, já trabalhava na Escola o Professor José Maria de Castro, que também era Cirurgião Dentista.
O tempo foi passando e com o trabalho de todos, direção, professores, alunos e comunidade, novos prédios foram construídos para abrigar todo o desenvolvimento educacional conquistado ao longo do tempo. A própria necessidade obrigou uma primeira construção, já que nosso primeiro prédio, de madeira, mas muito bonito e confortável, ficou pequeno e em 1975, para desespero e tristeza da comunidade, foi destruído por um incêndio.
Em 22 de setembro de 1973, ao entardecer, os professores, alunos e comunidade receberam a notícia do grave acidente de avião que tirou a vida do abnegado professor José e de sua filha Josedí. Em homenagem a ele, que trabalhou sem receber salário, em 06 de setembro de 1976, a Escola recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Dr. José Maria de Castro. O aniversário da Escola passou a ser festejado neste dia. Em 22 de dezembro de 1975 foi implantado o 2º Grau e em 2 de Julho de 1979, foi feita a unificação, surgindo então a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dr. José Maria de Castro. Através de um Concurso escolar, foi escolhida a Bandeira da Escola e o seu nome carinhoso: JOMAC.
Em 19 de abril de 2000,a Escola JOMAC, recebeu uma nova designação, passou a denominar-se Escola Estadual de Educação Básica Dr. José Maria de Castro.
O ano de 1944 foi o início de tudo. O início de um trabalho voltado para a educação e formação da cidadania. Neste ano de 2014 estamos comemorando 70 anos de história. Uma história marcada pela determinação de seus diretores e professores, pelo empenho e dedicação de seus alunos e funcionários e pelo apoio recebido dos pais, autoridades e comunidade. À todos que atuaram, aos que hoje atuam, nosso agradecimento por tudo aquilo que fizeram e que estão fazendo pela Escola JOMAC. Obrigado por terem construído e por estarem construindo uma Escola com bases sólidas e reconhecida em toda região, estado e país.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PROJETO: REFLETINDO, DISCUTINDO E VIVENCIANDO POLÍTICA

 O tempo inteiro vivenciamos a política e a sala de aula é um dos lugares ideais para se criar uma consciência política em que o educando assuma uma postura crítica, compreendendo que, como disse Bertold Brecht: "O Pior analfabeto é o Analfabeto Político, ele não ouve, não fala, não participa"...Com o objetivo de refletir, discutir e viabilizar transformações envolvendo a escola, comunidade e o adolescentes, propõem-se um trabalho que dê relevância a conscientização do voto, nossa responsabilidade social e da seriedade desse momento que estamos vivendo que será de escolher o nossos representantes.
Os professores , juntamente com os alunos irão desenvolver várias atividades que proporcionem o momento de refletir, discutir e vivenciar a política.

PROJETO: ESPALHANDO SEMENTES...

" Um livro são pedaços de mim, espalhados ao vento como sementes" Rubem Alves
O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade.
Incentivar a leitura é fundamental para esse processo, aproximando os alunos do universo escrito, estimulando o desejo para a leitura.
O projeto visa de maneira organizada oferecer ao aluno 15 minutos de leitura semanalmente na escola, momento em que todos estarão realizando essa mesma tarefa.
O cronograma foi organizado da seguinte forma:
Setembro - terça-feira- 1º período
Outubro - quarta-feira - 1º período
Novembro - quinta-feira - 1º período
Dezembro - sexta-feira - 1º período