terça-feira, 13 de julho de 2010

Encontro de Formação Continuada do Programa Lições do Rio Grande

Participaram nos dias 1, 2 e 3 de julho de mais um Encontro de Formação Continuada do Programa Lições do Rio Grande, na UPF de Carazinho, as professoras Rejane Terezinha Haag e Angela Luisa Schneider, da área de conhecimento de português e matemática, das séries finais do Ensino Fundamental. Os encontros foram sobre o Referencial Curricular proposto pela Secretaria de Educação do Estado, o qual incluiu palestras e oficinas para orientar os profissionais da Educação da implementação nas escolas. A formação visa rever e repensar a ação pedagógica, possibilitando novos recursos aos professores afim de desenvolver competências e habilidades fundamentais nos alunos como ler, escrever e interpretar problemas. Com mais essa etapa conclui-se a formação dos educadores da escola, sendo que o encerramento dessa etapa será um seminário no dia 05 de agosto, em Carazinho.

Romolo Lasch recebe premiação em Rio Grande

O aluno Romolo, da 1ª Série do Ensino Médio, de nossa escola, recebeu no dia 26 de junho a medalha de Bronze pelo seu excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2009. Ficamos todos muito felizes pela conquista desse aluno.

Poluição Ambiental

Alunos da 1ª Série A, durante as aulas de Biologia, coordenados pela professora Leila Magarinus, realizaram um excelente trabalho sobre POLUIÇÃO. Abaixo você poderá ler a conclusão de três alunos: Êmili, Luana e Romolo:

POLUIÇÃO
O mundo passa por uma terrível crise ambiental, pois as sociedades atuais estão sentindo os problemas provocados ao longo de centenas de anos.
Percebemos que a poluição em nossas cidades está saindo fora do controle. Por conta da poluição das ruas, cidades estão indo a baixo de água nas grandes enchentes que estão ocorrendo com maior freqüência. Cidades ficam alagadas por muitos dias, matando pessoas, deixando várias sem abrigo, sem terem onde morar. Muitas vezes porque as pessoas não destinam o lixo para o seu devido lugar, trancando as “bocas de lobo”, os chamados bueiros. É nossa obrigação designar o lugar correto do lixo.
Muitas pessoas não se preocupam com a poluição do ar. Nem param para pensar nas suas conseqüência, como: os buracos na camada de ozônio que aumentam a cada ano por causa do CO2, lançado na atmosfera, aumentando a intensidade com que o sol atinge a superfície e consequentemente elevando as temperaturas, ocasionando um maior índice de problemas de pele.
Devemos preservar nossas áreas de vegetação natural, que a cada ano estão sendo devastadas em grandes escalas, dando lugar a maiores quantidades de terras para o cultivo de produtos como a soja, para obter um maior lucro na sua produtividade.
A falta de água potável é um problema mundial, que mata muitas pessoas principalmente em lugares de difícil acesso, geralmente em países mais pobres, onde a taxa de mortalidade já é maior por esse e outros motivos.
A primeira consequência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais. As florestas tropicais do nosso país tem uma enorme biodiversidade e um incalculável valor para as futuras gerações. Muitas espécies que podem ser a chave para a cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são totalmente desconhecidas do homem, e correm o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas.
Êmili Bohrer 1º A

POLUIÇÃO
Entende-se que a poluição afeta diretamente a saúde humana, além de prejudicar o equilíbrio dos ecossistemas naturais. Ao poluir o ambiente, a espécie humana põe em risco a sua saúde e a sua própria sobrevivência.
Na poluição do ar quem prejudica mais são as fábricas e os automóveis que queimam combustíveis fósseis, contribuindo para o aquecimento global, com uma das causas é as mudanças climáticas que não trazem benefícios para os seres humanos e sim tragédias. A única forma de evitar a poluição do ar seria a utilização de outras fontes de energia, fontes de energia limpas e renováveis como a energia eólica, solar e outras.Também plantando mais árvores.
A poluição da água tras consequencias desastrosas para a fauna e flora, além de inumeros riscos a saúde dos seres humanos. E o lançamento de esgotos nos rios, causando muitas doenças atraves de vermes, bactérias e vírus. E os rios que banham a grandes cidades tiveram sua fauna e flora completamente destruidos pela liberação de esgoto na água.
O homem é o principal fator na contribuição da distruição do solo, desmantando as florestas que ajudam a segurar os solos e cultivando-os de forma incorreta, com isso a erosão tem mais facilidade de distrui-lo. E com os agrotóxicos e fertilizantes que o agricultores usam para a prevenção da lavoura, além de ele poluir o solo, são levados pelas águas das chuvas até os rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos dos ecossistemas.
Na poulição térmica pode ocorrer várias consequencias na vida áquatica como na “diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido na água (a água quente comporta menores quantidades de oxigênio dissolvido que água fria), podendo conduzir a situações de asfixia”. As grandes causadoras dessa poluição são as indústrias que lançam produtos químicos na água, trazendo mortes de animais.
Nós somos responsáveis pela poluição ambiental. O lixo que produzimos diaramente e que muitas vezes acaba desaparecendo de nossas residências que por milagre e a nossa contribuição para a poluição do ambiente. O acúmulo de lixo é uma das desagradáveis consequencias. Devemos fazer a separação do lixo, se cada residência fazer a separação do lixo e se a coleta for feita todos os dias estaremos contribuindo para a melhorar a qualidade do ambiente.
A poluição sonora pode ser evitada por nós como na diminuição da intensidade do som, produzidos por máquinas, por aparelhos de músicas e falando baixo em locais fechado, pois ela traz grande consequencias para nossa saúde.
O homem é o principal responsável da perda da biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela ação humana. O homem como ele é ambicioso não pode ver algo bonito sempre quer tudo ou distruido para sua qualidade de vida ser melhor, por isso começou exportar animais ilegais e distruir habitats para plantar ou construir cidades. Os animais são inoscentes e sofredores que não merecem ser castigados e sim ser protegidos para ter um mundo mais bonito e feliz.
Luana Coleraus dos Santos

POLUIÇÃO
A poluição é algo que podemos ver no nosso dia-a-dia, mas que poderia ser evitada com algumas soluções praticadas por nos, e também com a ajuda dos governantes.
A queima de combustíveis fósseis é a principal causa da poluição do ar e também contribui para o aquecimento global, por isso devem-se achar fontes de energia limpas e plantar mais plantas para atuarem como antipoluentes e protegerem o solo da erosão, que leva a terra fértil.
Para proteger nossa audição o ideal é evitar locais de som elevado, e freqüentar lugares tranqüilos como um parque, por exemplo.
Substancias não biodegradáveis são sempre um problema para o meio ambiente, porque elas não se decompõem, e depois de utilizadas são jogadas na natureza, e como os esgotos na água causam ate a morte de grande parte da vida aquática. Seu destino, se possível deveria ser a reciclagem que é uma boa alternativa para solucionar o problema do lixo reaproveitável inorgânico, já para o lixo orgânico uma boa alternativa é a compostagem, e deve-se evitar os lixões.
Pilhas e baterias devem ter um destino adequado separado do lixo comum porque podem vazar e poluir o solo e os lençóis de água, assim como os defensivos agrícolas que poluem o solo, e a água quando utilizados próximo a ela ou quando carregados com as chuvas ate rios, lagos, e etc., e podem envenenar o agricultor se ele não estiver com o EPI (equipamento de proteção individual), por isso deve-se evitar seu uso, e tentar cultivar produtos orgânicos.
Os materiais radioativos são perigosos para a humanidade porque são mutagênicos e cancerígenos, mas também podem ser usados para obter energia, essa discussão gera polemicas.
Quem sofre com a destruição da natureza são os animais e plantas sendo que muitas espécies acabam extintas, o que é lamentável.
Da pra se notar, no dia-a-dia que o homem esta destruindo o planeta, e conseqüentemente vai acabar se destruindo também.
A humanidade é responsável por grande parte da poluição, mas ainda a tempo de reverte-la se não totalmente, mas parcialmente, com atitudes que ajudem de todos.
Romolo Lasch

Pulseiras Coloridas - "Atenção"

Pulseiras do sexo e seus significados
Esclarecimento aos alunos e pais da escola:

De tempos em tempos, uma nova manobra das sociedades secretas de pervertidos anônimos ao redor do planeta coloca em risco a pureza das crianças e adolescentes de todo o mundo com os mais abomináveis apelos sexuais transmitidos nas escolas através de códigos de conduta inocentes, como utilizar acessórios aparentemente inofensivos.
Desta vez, a moda começou na Inglaterra, onde as meninas usam pulseiras coloridas para que os meninos, se conseguirem arrebentar uma delas, recebam alguma “recompensa” de acordo com a cor.
Foi o jornal Inglês The Sun que trouxe o assunto para a discussão ao publicar um artigo em que afirmava que nas escolas inglesas os adolescentes usam pulseiras coloridas para trocar entre si mensagens de teor sexual.
Essas pulseiras que foram muito usadas nos anos 80, feitas à base de silicone, custam pouco e existem em variadas cores.
Segundo o jornal inglês, os adolescentes teriam então inventado vários jogos com as respectivas pulseiras, cujo objetivo é sempre o mesmo: ao rebentar uma pulseira duma determinada cor, o rapaz terá direito a reclamar o comportamento sexual da menina, que pode ir desde um abraço ou beijo até a uma relação sexual.
Note-se que não se trata de nenhum tipo de violência, mas de um jogo que é aceite por ambas as partes. Este aspecto é muito importante e confundiu por completo os adultos, adolescentes ingênuos e crianças, pois que para além do jogo em si, muitas usam as ditas pulseiras apenas como objetos decorativos
Usando uma pulseira de determinada cor, a adolescente através dum jogo (o Snap) indica até onde quer ir nos carinhos ou mesmo na atividade sexual.

Psicólogos e pedagogos recomendam a todos os pais que estiverem lendo este esclarecimento que confisquem as pulseiras de seus filhos e filhas imediatamente! Nós não queremos que nenhum de nossos filhos e alunos sofra qualquer tipo de constrangimento, pois pelo que tudo indica as pulseiras, até anos atrás, vistos como decorativas, hoje trazem um significado muito perigoso.
A escola JOMAC, dentro dos seus direitos e de maneira a garantir a integridade do ambiente escolar e de seus alunos, estará proibindo o uso das mesmas.

Bullying na Escola

Psicóloga São Paulo Bullying

HOJE JÁ EXISTE UMA LEI CONTRA O BULLYING
LEI Nº 13.474, DE 28 DE JUNHO DE 2010
VISITE O SITE ACIMA E VEJA UM VÍDEO REFERENTE AO BULLYING.
FIQUE ATENTO!!!!