PROJETO: Qualidade de Vida: minha, sua, nossa responsabilidade
SubProjeto: Sou responsável por mim. Convivo e aprendo com as diferenças
JUSTIFICATIVA:
Diante das mudanças educacionais que vem sendo discutidas em nosso Estado, através do Programa Estruturante Boa Escola para Todos – Professor Nota 10 e Lições do Rio Grande, busca-se melhorar qualidade da educação no Rio Grande do Sul, através de um conjunto de ações do governo e da sociedade, buscando desenvolver habilidades e competências cognitivas, juntamente com os conteúdos a serem desenvolvidos no ano letivo.
Nossa escola, juntamente com os professores, a equipe diretiva e com a participação efetiva dos alunos, busca-se atender os objetivos abaixo citados para que possamos formar alunos com consciência e capacidade de buscar o conhecimento e aprendizagem de forma que ele, o educando, se torne um protagonista de sua aprendizagem, saindo da passividade, mudando o foco atual, onde só o professor(a) é o transmissor de conhecimento para uma situação de desacomodação onde o professor passa a ser o mediador e estimulador e o aluno o construtor do conhecimento.
Portanto, visando buscar melhor qualidade de vida, aceitação e aprendizagem com as diferenças de cada um, surge para o primeiro momento a necessidade de um projeto que almeja despertar a consciência e a responsabilidade para o crescimento pessoal, do outro e de toda a comunidade, sendo o educando um agente dessa transformação. Diante disso, necessita-se trabalhar de forma interdisciplinar, conduzindo o aluno a refletir, discutir, buscar soluções e atitudes a serem aplicadas no dia-a-dia de forma consciente, nos diversos segmentos e situações sociais.
Esse projeto estará dividido em subprojetos que ocorrerão durante o ano e serão elaborados conforme vierem surgindo as necessidades.
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar aos educandos a busca e conquista do conhecimento e aprendizagem, despertando a postura crítica, ética, moral, em relação à qualidade de vida e as diferenças individuais de cada individuo e em conjunto com o outro, buscando juntos uma consciência de valorização e respeito à vida, saindo de uma postura acomodada para uma postura de busca, reflexão e participação na construção do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O SUBPROJETO:
- Responsabilizar-se mais pelo zelo do próprio corpo;
- Refletir sobre si próprio para que ocorra a autoaceitação;
- Despertar atitudes que visem a melhoria da qualidade de vida, através de atividades físicas, sociais, mentais e de uma alimentação saudável , proporcionando um melhor bem estar físico e mental;
- Responsabilizar-se sobre suas atitudes, zelando pelo patrimônio da escola e da comunidade;
- Buscar ter uma postura ética e moral diante da comunidade escolar;
- Despertar o interesse pelo estudo, a responsabilidade pela execução das tarefas, atividades, trabalhos e avaliações, de maneira pontual e apresentável , de forma expressiva, para que ocorra a produção com esforço próprio e uma aprendizagem realmente significativa.
- Respeitar a si mesmo e ao próximo, aceitando as diferenças de cada um para que ocorra um convívio harmônico;
- Conhecer e respeitar os direitos e deveres de cada um, aceitando e respeitando as diferentes opiniões, devendo se posicionar de maneira ética e crítica;
DESENVOLVIMENTO:
O projeto inciará a partir do primeiro dia de aula e será apresentado para todos os educandos, bem como para os pais nas reuniões organizadas pela Direção e professores da Escola.
De maneira interdisciplinar serão trabalhados os assuntos abaixo relacionados, sendo realizados no dia-a-dia, incluídos no conteúdo diário, através de diversos recursos disponibilizados pelos professores e com a participação dos alunos, para que os mesmos possam interagir nessa aprendizagem, de maneira que desenvolvam as habilidades e competências necessárias.
- Higiene pessoal e do ambiente em que vive;
- Autoaceitação;
- Alimentação saudável;
- Atividades físicas;
- Responsabilidades pelos próprios atos ( estudo, entrega de trabalhos, temas de casa, atitudes...);
- Patrimônio da Escola (zelo, cuidado, capricho, organização);
- Postura ética e moral;
- Aceitação e respeito aos outros, aprendendo com as diferenças de cada um – cor, raça, religião e necessidades especiais, diferenças de sexo;
- Respeito às normas de convivência – direitos e deveres;
- Convívio harmônico no grupo (sala de aula, escola e comunidade);
DURAÇÃO: O projeto será trabalhado durante todo o ano letivo. Os subprojetos serão trabalhados durante cada trimestre, dependendo do interesse dos educandos observados através da avaliação contínua.
AVALIAÇÃO:
Com os temas a serem trabalhados, nesse primeiro subprojeto, espera-se que comece a ocorrer uma mudança de atitudes de forma consciente , crítica, ética e responsável nos nossos educandos, onde eles passem a agir de maneira mais atuante e convivendo harmonicamente na comunidade escolar e principalmente sendo um construtor de seu conhecimento.
O projeto será avaliado semanalmente nas reuniões por área do conhecimento, reuniões de Unidocência, reuniões administrativo-pedagógicas, reuniões de líderes de turma, bem como nas participações em sala de aula, tanto do professor (a) como da equipe diretiva.
Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos. " (Albert Einstein)
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Pousadão na JOMAC
Aconteceu nesta sexta-feira, dia 16, a tradicional noite do Soninho dos Anos e Séries Iniciais, organizado pelo Grêmio Estudantil da Escola. Os alunos foram recepcionados com muita alegria, realizaram diferentes brincadeiras, assistiram filme e pela manhã os pais organizaram o café da manhã para receber seus filhos.
Valeu turma! A noite, com certeza, foi muito divertida.
RecadosOnline - Clique e confira tudo sobre Boa Noite
Valeu turma! A noite, com certeza, foi muito divertida.
RecadosOnline - Clique e confira tudo sobre Boa Noite
Assinar:
Postagens (Atom)