terça-feira, 1 de março de 2011

O CARNAVAL VEM AI....


O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

Fonte de Pesquisa: http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm

Como não poderíamos deixar passar essa data em branco e como uma forma de motivar esses momentos de alegria, as turmas dos Anos Iniciais, do turno da tarde, irão realizar um Matiné Carnavalesco na sexta-feira, dia 04, após o recreio. As professoras, equipe diretiva e o Grêmio Estudantil estão organizando essa festa da alegria.
Esperamos que todos os alunos estejam motivados para pular, dançar e se divertir ao som das marchinhas de carnaval.

VOLTA AS AULAS....

Volta às Aulas
Imagens e recados para Orkut no Glimboo!

Reunião na 39 Coordenadoria Regional de Educação

No dia 25 de fevereiro, a Diretora, professora Monica Koeche, a supervisora escolar, professora Walburga Tiggmann, professora Angela Schneider, funcionária Marlene Kerber, representante do CPM da escola, o sr. Waldemar Strasser, estiveram em Carazinho, no Campus da UPF para uma reunião promovida pela 39ª CRE. Esteve presente nesse encontro para passar as coordenadas desse início de ano letivo, o Secretário Estadual de Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, além da Coordenadora Regional de Educação, sra. Gelci Terezinha Quevedo Agne e sua equipe de trabalho.

As aulas iniciam...Os alunos retornam...

No primeiro dia de aula a Escola Jomac ficou mais alegre. Seus alunos retornaram. Os educandos foram recebidos pelos professores, equipe diretiva e funcionárias no pátio da Escola. A Diretora Monica desejou as boas vindas, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da JOMAC. A seguir foi realizada a Dinâmica do Abraço para acolher todos os alunos.

Encontro de Formação para Gestores - PUFV

No dia 18/02/2011 diretores, coordenadores, assessora pedagógica e secretária de educação, juntamente com a diretora da JOMAC, professora Monica e a supervisora escolar, professora Lizandra, participaram do Encontro de Formação do Programa "A União Faz a Vida" em Carazinho. Com o Tema Vivência da Cooperação e Cidadania os moldes do Programa para o ano de 2011 focalizam a Apropriação de Valores como princípios básicos na formação de cidadãos cooperativos e solidários.Os Encontros de Formação Continuada com os professores da rede municipal e estadual acontecerão durante o ano, reafirmando a parceria com a assessoria pedagógica da ULBRA. Os encontros de formação acontecerão em alguns sábados e em julho terá o Seminário do Programa A União Faz a Vida.

PROFESSORES DA JOMAC RETORNARAM DIA 14/02

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Victor Graeff, aconteceu no dia 14 de fevereiro nas dependências da EMEF Leonel de Moura Brizola o retorno dos Professores da rede Municipal e Estadual, que foram recebidos pela Equipe da Secretaria Municipal de Educação para mais um ano letivo. Estiveram presentes para desejar aos educadores um ótimo retorno, Sr. José Celeste de Negri -Presidente do SICREDI, Dr. Sadi Paulo Menegaz -Prefeito Municipal em exercício e Sr.ª Jane Rodrigues Escher Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.
Após as Boas Vindas aconteceu palestra motivacional pelo Programa “A União Faz a Vida” ministrada pelas Psicopedagoga Mariza Medeiros e a Psicóloga Flávia Facco com o tema: Motivação e Relações Interpessoais, que veio ao encontro das expectativas para início das aulas reforçando o pensamento que A vida é um eterno aprendizado. Nos dias 17 e 18 os professores da escola tiveram Reuniões de Planejamento com o objetivo de estarem organizados e preparados para receberem os alunos no seu retorno às aulas.