segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto da ESCOLA JOMAC/2010

PROJETO: Qualidade de Vida: minha, sua, nossa responsabilidade

SubProjeto: Sou responsável por mim. Convivo e aprendo com as diferenças

JUSTIFICATIVA:

Diante das mudanças educacionais que vem sendo discutidas em nosso Estado, através do Programa Estruturante Boa Escola para Todos – Professor Nota 10 e Lições do Rio Grande, busca-se melhorar qualidade da educação no Rio Grande do Sul, através de um conjunto de ações do governo e da sociedade, buscando desenvolver habilidades e competências cognitivas, juntamente com os conteúdos a serem desenvolvidos no ano letivo.

Nossa escola, juntamente com os professores, a equipe diretiva e com a participação efetiva dos alunos, busca-se atender os objetivos abaixo citados para que possamos formar alunos com consciência e capacidade de buscar o conhecimento e aprendizagem de forma que ele, o educando, se torne um protagonista de sua aprendizagem, saindo da passividade, mudando o foco atual, onde só o professor(a) é o transmissor de conhecimento para uma situação de desacomodação onde o professor passa a ser o mediador e estimulador e o aluno o construtor do conhecimento.

Portanto, visando buscar melhor qualidade de vida, aceitação e aprendizagem com as diferenças de cada um, surge para o primeiro momento a necessidade de um projeto que almeja despertar a consciência e a responsabilidade para o crescimento pessoal, do outro e de toda a comunidade, sendo o educando um agente dessa transformação. Diante disso, necessita-se trabalhar de forma interdisciplinar, conduzindo o aluno a refletir, discutir, buscar soluções e atitudes a serem aplicadas no dia-a-dia de forma consciente, nos diversos segmentos e situações sociais.

Esse projeto estará dividido em subprojetos que ocorrerão durante o ano e serão elaborados conforme vierem surgindo as necessidades.


OBJETIVO GERAL:

Oportunizar aos educandos a busca e conquista do conhecimento e aprendizagem, despertando a postura crítica, ética, moral, em relação à qualidade de vida e as diferenças individuais de cada individuo e em conjunto com o outro, buscando juntos uma consciência de valorização e respeito à vida, saindo de uma postura acomodada para uma postura de busca, reflexão e participação na construção do conhecimento.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O SUBPROJETO:

- Responsabilizar-se mais pelo zelo do próprio corpo;
- Refletir sobre si próprio para que ocorra a autoaceitação;
- Despertar atitudes que visem a melhoria da qualidade de vida, através de atividades físicas, sociais, mentais e de uma alimentação saudável , proporcionando um melhor bem estar físico e mental;
- Responsabilizar-se sobre suas atitudes, zelando pelo patrimônio da escola e da comunidade;
- Buscar ter uma postura ética e moral diante da comunidade escolar;
- Despertar o interesse pelo estudo, a responsabilidade pela execução das tarefas, atividades, trabalhos e avaliações, de maneira pontual e apresentável , de forma expressiva, para que ocorra a produção com esforço próprio e uma aprendizagem realmente significativa.
- Respeitar a si mesmo e ao próximo, aceitando as diferenças de cada um para que ocorra um convívio harmônico;
- Conhecer e respeitar os direitos e deveres de cada um, aceitando e respeitando as diferentes opiniões, devendo se posicionar de maneira ética e crítica;

DESENVOLVIMENTO:

O projeto inciará a partir do primeiro dia de aula e será apresentado para todos os educandos, bem como para os pais nas reuniões organizadas pela Direção e professores da Escola.
De maneira interdisciplinar serão trabalhados os assuntos abaixo relacionados, sendo realizados no dia-a-dia, incluídos no conteúdo diário, através de diversos recursos disponibilizados pelos professores e com a participação dos alunos, para que os mesmos possam interagir nessa aprendizagem, de maneira que desenvolvam as habilidades e competências necessárias.

- Higiene pessoal e do ambiente em que vive;
- Autoaceitação;
- Alimentação saudável;
- Atividades físicas;
- Responsabilidades pelos próprios atos ( estudo, entrega de trabalhos, temas de casa, atitudes...);
- Patrimônio da Escola (zelo, cuidado, capricho, organização);
- Postura ética e moral;
- Aceitação e respeito aos outros, aprendendo com as diferenças de cada um – cor, raça, religião e necessidades especiais, diferenças de sexo;
- Respeito às normas de convivência – direitos e deveres;
- Convívio harmônico no grupo (sala de aula, escola e comunidade);

DURAÇÃO: O projeto será trabalhado durante todo o ano letivo. Os subprojetos serão trabalhados durante cada trimestre, dependendo do interesse dos educandos observados através da avaliação contínua.

AVALIAÇÃO:

Com os temas a serem trabalhados, nesse primeiro subprojeto, espera-se que comece a ocorrer uma mudança de atitudes de forma consciente , crítica, ética e responsável nos nossos educandos, onde eles passem a agir de maneira mais atuante e convivendo harmonicamente na comunidade escolar e principalmente sendo um construtor de seu conhecimento.
O projeto será avaliado semanalmente nas reuniões por área do conhecimento, reuniões de Unidocência, reuniões administrativo-pedagógicas, reuniões de líderes de turma, bem como nas participações em sala de aula, tanto do professor (a) como da equipe diretiva.

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