terça-feira, 13 de julho de 2010

Poluição Ambiental

Alunos da 1ª Série A, durante as aulas de Biologia, coordenados pela professora Leila Magarinus, realizaram um excelente trabalho sobre POLUIÇÃO. Abaixo você poderá ler a conclusão de três alunos: Êmili, Luana e Romolo:

POLUIÇÃO
O mundo passa por uma terrível crise ambiental, pois as sociedades atuais estão sentindo os problemas provocados ao longo de centenas de anos.
Percebemos que a poluição em nossas cidades está saindo fora do controle. Por conta da poluição das ruas, cidades estão indo a baixo de água nas grandes enchentes que estão ocorrendo com maior freqüência. Cidades ficam alagadas por muitos dias, matando pessoas, deixando várias sem abrigo, sem terem onde morar. Muitas vezes porque as pessoas não destinam o lixo para o seu devido lugar, trancando as “bocas de lobo”, os chamados bueiros. É nossa obrigação designar o lugar correto do lixo.
Muitas pessoas não se preocupam com a poluição do ar. Nem param para pensar nas suas conseqüência, como: os buracos na camada de ozônio que aumentam a cada ano por causa do CO2, lançado na atmosfera, aumentando a intensidade com que o sol atinge a superfície e consequentemente elevando as temperaturas, ocasionando um maior índice de problemas de pele.
Devemos preservar nossas áreas de vegetação natural, que a cada ano estão sendo devastadas em grandes escalas, dando lugar a maiores quantidades de terras para o cultivo de produtos como a soja, para obter um maior lucro na sua produtividade.
A falta de água potável é um problema mundial, que mata muitas pessoas principalmente em lugares de difícil acesso, geralmente em países mais pobres, onde a taxa de mortalidade já é maior por esse e outros motivos.
A primeira consequência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais. As florestas tropicais do nosso país tem uma enorme biodiversidade e um incalculável valor para as futuras gerações. Muitas espécies que podem ser a chave para a cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são totalmente desconhecidas do homem, e correm o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas.
Êmili Bohrer 1º A

POLUIÇÃO
Entende-se que a poluição afeta diretamente a saúde humana, além de prejudicar o equilíbrio dos ecossistemas naturais. Ao poluir o ambiente, a espécie humana põe em risco a sua saúde e a sua própria sobrevivência.
Na poluição do ar quem prejudica mais são as fábricas e os automóveis que queimam combustíveis fósseis, contribuindo para o aquecimento global, com uma das causas é as mudanças climáticas que não trazem benefícios para os seres humanos e sim tragédias. A única forma de evitar a poluição do ar seria a utilização de outras fontes de energia, fontes de energia limpas e renováveis como a energia eólica, solar e outras.Também plantando mais árvores.
A poluição da água tras consequencias desastrosas para a fauna e flora, além de inumeros riscos a saúde dos seres humanos. E o lançamento de esgotos nos rios, causando muitas doenças atraves de vermes, bactérias e vírus. E os rios que banham a grandes cidades tiveram sua fauna e flora completamente destruidos pela liberação de esgoto na água.
O homem é o principal fator na contribuição da distruição do solo, desmantando as florestas que ajudam a segurar os solos e cultivando-os de forma incorreta, com isso a erosão tem mais facilidade de distrui-lo. E com os agrotóxicos e fertilizantes que o agricultores usam para a prevenção da lavoura, além de ele poluir o solo, são levados pelas águas das chuvas até os rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos dos ecossistemas.
Na poulição térmica pode ocorrer várias consequencias na vida áquatica como na “diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido na água (a água quente comporta menores quantidades de oxigênio dissolvido que água fria), podendo conduzir a situações de asfixia”. As grandes causadoras dessa poluição são as indústrias que lançam produtos químicos na água, trazendo mortes de animais.
Nós somos responsáveis pela poluição ambiental. O lixo que produzimos diaramente e que muitas vezes acaba desaparecendo de nossas residências que por milagre e a nossa contribuição para a poluição do ambiente. O acúmulo de lixo é uma das desagradáveis consequencias. Devemos fazer a separação do lixo, se cada residência fazer a separação do lixo e se a coleta for feita todos os dias estaremos contribuindo para a melhorar a qualidade do ambiente.
A poluição sonora pode ser evitada por nós como na diminuição da intensidade do som, produzidos por máquinas, por aparelhos de músicas e falando baixo em locais fechado, pois ela traz grande consequencias para nossa saúde.
O homem é o principal responsável da perda da biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela ação humana. O homem como ele é ambicioso não pode ver algo bonito sempre quer tudo ou distruido para sua qualidade de vida ser melhor, por isso começou exportar animais ilegais e distruir habitats para plantar ou construir cidades. Os animais são inoscentes e sofredores que não merecem ser castigados e sim ser protegidos para ter um mundo mais bonito e feliz.
Luana Coleraus dos Santos

POLUIÇÃO
A poluição é algo que podemos ver no nosso dia-a-dia, mas que poderia ser evitada com algumas soluções praticadas por nos, e também com a ajuda dos governantes.
A queima de combustíveis fósseis é a principal causa da poluição do ar e também contribui para o aquecimento global, por isso devem-se achar fontes de energia limpas e plantar mais plantas para atuarem como antipoluentes e protegerem o solo da erosão, que leva a terra fértil.
Para proteger nossa audição o ideal é evitar locais de som elevado, e freqüentar lugares tranqüilos como um parque, por exemplo.
Substancias não biodegradáveis são sempre um problema para o meio ambiente, porque elas não se decompõem, e depois de utilizadas são jogadas na natureza, e como os esgotos na água causam ate a morte de grande parte da vida aquática. Seu destino, se possível deveria ser a reciclagem que é uma boa alternativa para solucionar o problema do lixo reaproveitável inorgânico, já para o lixo orgânico uma boa alternativa é a compostagem, e deve-se evitar os lixões.
Pilhas e baterias devem ter um destino adequado separado do lixo comum porque podem vazar e poluir o solo e os lençóis de água, assim como os defensivos agrícolas que poluem o solo, e a água quando utilizados próximo a ela ou quando carregados com as chuvas ate rios, lagos, e etc., e podem envenenar o agricultor se ele não estiver com o EPI (equipamento de proteção individual), por isso deve-se evitar seu uso, e tentar cultivar produtos orgânicos.
Os materiais radioativos são perigosos para a humanidade porque são mutagênicos e cancerígenos, mas também podem ser usados para obter energia, essa discussão gera polemicas.
Quem sofre com a destruição da natureza são os animais e plantas sendo que muitas espécies acabam extintas, o que é lamentável.
Da pra se notar, no dia-a-dia que o homem esta destruindo o planeta, e conseqüentemente vai acabar se destruindo também.
A humanidade é responsável por grande parte da poluição, mas ainda a tempo de reverte-la se não totalmente, mas parcialmente, com atitudes que ajudem de todos.
Romolo Lasch

Nenhum comentário: