sexta-feira, 18 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2011

No dia 09 de março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, aconteceu no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, às 14h30, e foi presidido pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbos.
Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF. A Campanha deste ano apresenta uma reflexão bastante ampla, refletida em dois grandes temas preocupantes: ‘aquecimento global e mudanças climáticas’. A partir desses pontos, a Igreja no Brasil vem mostrar a preocupação em discutir temas relevantes para a sociedade viver melhor. Deve haver uma mobilização da sociedade para agir de forma positiva nos diversos níveis da sociedade civil e dos poderes constituídos para a aplicação de políticas que favoreçam um planeta melhor para todos viverem.
Algumas ações concretas que a Campanha sugere nos níveis pessoal, comunitário e de governo para a preservação do meio ambiente.

O cidadão pode colaborar com pequenas ações e cultivar hábitos saudáveis como a utilização de fontes renováveis de energia, como é o caso da energia solar, coleta seletiva de lixo, a própria questão do respeito com relação à água.

A mobilização coletiva para a mudança de comportamento e educação das pessoas para um modo de vida que favoreça a humanidade é fundamental.

Nenhum comentário: