quinta-feira, 4 de setembro de 2014

JOMAC 70 ANOS... PARABÉNS!!!

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA...

A Escola JOMAC está completando 70 anos, no dia 06 de setembro. Durante todos estes anos a Escola construiu uma base educacional muito forte que a coloca como destaque na região. Muitos de seus alunos ocupam atualmente postos importantes em vários setores públicos do Estado e do País.
            Foi em 1944, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, que nasceu nossa Escola JOMAC. Na época chamava-se Grupo Escolar Rural de Cochinho, já que nosso município ainda era Distrito, primeiramente de Carazinho e depois de Não Me Toque. As atividades escolares, no entanto, iniciaram em 23 de abril de 1945, com as quatro séries iniciais. O local de funcionamento parece predestinado, pois estava localizado onde hoje está o Altar da Pátria. Seu prédio serviu de Prefeitura e hoje, reconstruído em novo local, abriga o Museu Municipal que reúne fatos e feitos de nossa História.
            Em 23 de outubro de 1965 nascia o município de Victor Graeff e o prédio de nossa Escola serviu para abrigar a Prefeitura. Para isso uma nova escola foi construída em seu atual endereço. A partir destes acontecimentos o Grupo Escolar Rural de Cochinho mudava de nome e passava a chamar-se de Grupo Escolar de Victor Graeff. No ano de 1974, completava a organização do Primeiro Grau, com a implantação da 8ª série. Neste período, já trabalhava na Escola o Professor José Maria de Castro, que também era Cirurgião Dentista.
O tempo foi passando e com o trabalho de todos, direção, professores, alunos e comunidade, novos prédios foram construídos para abrigar todo o desenvolvimento educacional conquistado ao longo do tempo. A própria necessidade obrigou uma primeira construção, já que nosso primeiro prédio, de madeira, mas muito bonito e confortável, ficou pequeno e em 1975, para desespero e tristeza da comunidade, foi destruído por um incêndio.
Em 22 de setembro de 1973, ao entardecer, os professores, alunos e comunidade receberam a notícia do grave acidente de avião que tirou a vida do abnegado professor José e de sua filha Josedí. Em homenagem a ele, que trabalhou sem receber salário, em 06 de setembro de 1976, a Escola recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Dr. José Maria de Castro. O aniversário da Escola passou a ser festejado neste dia. Em 22 de dezembro de 1975 foi implantado o 2º Grau e em 2 de Julho de 1979, foi feita a unificação, surgindo então a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dr. José Maria de Castro. Através de um Concurso escolar, foi escolhida a Bandeira da Escola e o seu nome carinhoso: JOMAC.
Em 19 de abril de 2000,a Escola JOMAC, recebeu uma nova designação, passou a denominar-se Escola Estadual de Educação Básica Dr. José Maria de Castro.
O ano de 1944 foi o início de tudo. O início de um trabalho voltado para a educação e formação da cidadania. Neste ano de 2014 estamos comemorando 70 anos de história. Uma história marcada pela determinação de seus diretores e professores, pelo empenho e dedicação de seus alunos e funcionários e pelo apoio recebido dos pais, autoridades e comunidade. À todos que atuaram, aos que hoje atuam, nosso agradecimento por tudo aquilo que fizeram e que estão fazendo pela Escola JOMAC. Obrigado por terem construído e por estarem construindo uma Escola com bases sólidas e reconhecida em toda região, estado e país.


Nenhum comentário: